top of page

Diferenças hormonais nos treinos matutinos e noturnos.



Os autores de uma revisão, publicada no Journal of Strength and Conditioning Research, encontraram diferenças entre os exercícios matinais e noturnos que atribuem possivelmente aos hormônios.

Os hormônios adrenais são fundamentais para determinar a força muscular e a síntese proteica, com a hora do dia ressaltando os efeitos da testosterona e do cortisol.


A testosterona, um hormônio anabólico, afeta a sensibilidade à insulina e mantém a síntese de proteína muscular. O hormônio do estresse cortisol é catabólico, provavelmente resultando em diminuição da síntese proteica, glicogênese, atividade proteolítica e turnover da proteína esquelética. O cortisol provavelmente atinge o pico pela manhã, à noite ou ambos, de acordo com a pesquisa, com a testosterona atingindo o pico em horários semelhantes, potencialmente compensando os efeitos catabólicos do cortisol.


“O treinamento regular nas horas da manhã pode aumentar os desempenhos matinais mais baixos para o mesmo nível ou até mesmo mais alto que o pico diurno normal tipicamente observado no final da tarde por um maior aumento do desempenho à noite”, escreveram os autores da revisão. “No entanto, o treinamento regular nas horas da noite pode aumentar a diferença entre manhã e noite (ou seja, amplitude do ritmo) por um maior aumento do desempenho no final da tarde. Portanto, as adaptações ao treinamento são maiores no horário do dia em que o treinamento é realizado regularmente do que em outros horários.”


Para ter certeza, o treinamento regular de exercícios pela manhã pode ser difícil. Mas os autores enfatizaram que, com o tempo, o desempenho máximo dos exercícios matinais pode atingir ou exceder o desempenho diário de pico, que normalmente ocorre no final da tarde. Por outro lado, o treinamento noturno pode melhorar o desempenho neuromuscular.


Fonte: MDLINX.

 

* Baixe um sistema de gestão para sua clínica ou consultório gratuitamente, acesse o link:

 

Sistemas e agendas para todas as especialidades da saúde, consultórios odontológicos, medicina, psicologia, fisioterapia, estética, etc!

 

VOCÊ ESTA NO BLOG DA GLOBAL SOLUÇÕES INFORMATICA, UMA EMPRESA DE SOFTWARE PARA GESTÃO PROFISSIONAL DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS!

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS, NAVEGUE EM NOSSO SITE, BAIXE JÁ SEU SISTEMA DE GESTÃO, É GRATUITO!

 
19 visualizações0 comentário
bottom of page